quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Conviver com o ECA na Escola


JUSTIFICATIVA



Elementos da educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira muito expressiva. São importantes no desenvolvimento biopsicossocial e na formação dos sujeitos sociais e políticos. As ações setoriais nesses campos têm mútuas repercussões e, assim sendo, se faz necessário a construção de políticas integradas na Educação, como condição indispensável para atualizar e renovar, de forma permanente, à prevenção da violência escolar e as diversas praticam de atos infracionais cometido por crianças e adolescentes dentro das nossas escolas e nas populações jovens.
            Diante de tanta violência noticiada na nossa imprensa tanto escrita quanto falada, decidimos elaborar o Projeto Conviver com ECA na Escola, com a intenção de divulgar o estatuto da criança e adolescente, e fazer com que os Estudantes, Professores, Gestores e Coordenadores possam conhecer a legalidade do mesmo, como utilizá-lo de forma clara para que a escola não se torne um lugar de tanta violência ou uma pequena delegacia, pois quando conhecemos passamos a ter mudanças de atitudes.  Promovendo atualização através da formação continuada dos/as  professores/as do componente curricular Direitos Humanos e Cidadania,  aos e estudantes e pais e mães das escolas jurisdicionada a esta regional.


OBJETIVO GERAL


Contribuir para que hábitos, atitudes e valores possam ser desenvolvidos dentro da escola, para que os estudantes possam valorizar o saber social e o conhecimento acumulado historicamente, a co-responsabilidade pelo aperfeiçoamento da sociedade, a participação da vida pública, sendo solidário, respeitando as idéias e sentimentos alheios, valorizando a família, a comunidade escolar e os espaços de identidade e pertencimento e tantos outros,  de crianças e adolescentes  nos dias atuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


         Envolver os estudantes, professores/as, pais e mães para:
         Atender as demandas dos jovens e adolescentes nas escolas jurisdicionadas a GRE Recife Norte;
         Envolver toda comunidade escolar na promoção e conhecimento do ECA;
         Contribuir para a redução da violência escolar das Unidades de Ensino da GRE Recife Norte;
         Estimular a participação juvenil para ampliar os espaços de atuação na formulação e execução de políticas públicas na prevenção da violência escolar;
         Apoiar as diferentes iniciativas das escolas que trabalham com a prevenção da violência escolar;
         Oportunizar estudantes de pedagogia ter experiência na área de EDH.

METAS

  • Desenvolver uma cultura de conhecimento do ECA com toda comunidade escolar;
  • Propiciar aos participantes o desenvolvimento continuo de competências inerentes ao conhecimento do  ECA;
  • Minimizar a cultura de violência dentro das escolas;
  • Desenvolver dentro das escolas outras temáticas de DH através do projeto;
  • Produzir material para a elaboração de uma cartilha a partir dos trabalhos realizados no Projeto dentro das escolas;
  • Divulgar junto a mídia todo trabalho realizado dentro das escolas através do Projeto;
  • Firmar pasceria com Universidades/Faculdades para juntos trabalhamos com estagiários, dando  oportunidades, dos mesmos vivenciar uma experiência exitosa  na área de EDH.

ESTRATÉGIAS/METODOLÓGICAS

·         Encontro com estudantes representantes de sala;
·         Palestras para educandos, pais, mães, professores, educadores de apoio, gestores e pessoal administrativo;
·         Palestras Temáticas;
·         Oficinas Temáticas;
·         Estudo Dirigido com cada seguimento da comunidade escolar citado acima;
·         Plenária de apresentação dos grupos;
·         Seminários Temáticos;
·         Roda de Diálogo;
·         Assistir  filme
·         Painel de Questionamento;

AVALIAÇÃO


Dar-se-á através de relatórios e registros fotográficos das ações que forem realizadas nas escolas, por parte dos educadores de apoio e gestores. Os  estagiários contribuirão com a avaliação na elaboração de um artigo cientifico e/ou material utilizado nas escolas para a produção da cartilha.


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