JUSTIFICATIVA
Elementos
da educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira
muito expressiva. São importantes no desenvolvimento biopsicossocial e na
formação dos sujeitos sociais e políticos. As ações setoriais nesses campos têm
mútuas repercussões e, assim sendo, se faz necessário a construção de políticas
integradas na Educação, como condição indispensável para atualizar e renovar,
de forma permanente, à prevenção da violência escolar e as diversas praticam de
atos infracionais cometido por crianças e adolescentes dentro das nossas
escolas e nas populações jovens.
Diante de tanta violência noticiada
na nossa imprensa tanto escrita quanto falada, decidimos elaborar o Projeto
Conviver com ECA na Escola, com a intenção de divulgar o estatuto da criança e
adolescente, e fazer com que os Estudantes, Professores, Gestores e
Coordenadores possam conhecer a legalidade do mesmo, como utilizá-lo de forma
clara para que a escola não se torne um lugar de tanta violência ou uma pequena
delegacia, pois quando conhecemos passamos a ter mudanças de atitudes. Promovendo atualização através da formação
continuada dos/as professores/as do
componente curricular Direitos Humanos e Cidadania, aos e estudantes e pais e mães das escolas
jurisdicionada a esta regional.
OBJETIVO GERAL
Contribuir
para que hábitos, atitudes e valores possam ser desenvolvidos dentro da escola,
para que os estudantes possam valorizar o saber social e o conhecimento
acumulado historicamente, a co-responsabilidade pelo aperfeiçoamento da
sociedade, a participação da vida pública, sendo solidário, respeitando as
idéias e sentimentos alheios, valorizando a família, a comunidade escolar e os
espaços de identidade e pertencimento e tantos outros, de crianças e adolescentes nos dias atuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Envolver os estudantes, professores/as,
pais e mães para:
•
Atender as demandas dos jovens e
adolescentes nas escolas jurisdicionadas a GRE Recife Norte;
•
Envolver toda comunidade escolar na
promoção e conhecimento do ECA;
•
Contribuir para a redução da violência
escolar das Unidades de Ensino da GRE Recife Norte;
•
Estimular a participação juvenil para
ampliar os espaços de atuação na formulação e execução de políticas públicas na
prevenção da violência escolar;
•
Apoiar as diferentes iniciativas das
escolas que trabalham com a prevenção da violência escolar;
•
Oportunizar estudantes de pedagogia ter
experiência na área de EDH.
METAS
- Desenvolver uma cultura de conhecimento do ECA com toda comunidade escolar;
- Propiciar aos participantes o desenvolvimento continuo de competências inerentes ao conhecimento do ECA;
- Minimizar a cultura de violência dentro das escolas;
- Desenvolver dentro das escolas outras temáticas de DH através do projeto;
- Produzir material para a elaboração de uma cartilha a partir dos trabalhos realizados no Projeto dentro das escolas;
- Divulgar junto a mídia todo trabalho realizado dentro das escolas através do Projeto;
- Firmar pasceria com Universidades/Faculdades para juntos trabalhamos com estagiários, dando oportunidades, dos mesmos vivenciar uma experiência exitosa na área de EDH.
ESTRATÉGIAS/METODOLÓGICAS
·
Encontro com estudantes representantes
de sala;
·
Palestras para educandos, pais, mães,
professores, educadores de apoio, gestores e pessoal administrativo;
·
Palestras Temáticas;
·
Oficinas Temáticas;
·
Estudo Dirigido com cada seguimento da
comunidade escolar citado acima;
·
Plenária de apresentação dos grupos;
·
Seminários Temáticos;
·
Roda de Diálogo;
·
Assistir
filme
·
Painel de Questionamento;
AVALIAÇÃO
Dar-se-á
através de relatórios e registros fotográficos das ações que forem realizadas
nas escolas, por parte dos educadores de apoio e gestores. Os estagiários contribuirão com a avaliação na
elaboração de um artigo cientifico e/ou material utilizado nas escolas para a
produção da cartilha.
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